O dia mundial do combate ao câncer, celebrado neste dia 4 de fevereiro, é um marco para reforçar o compromisso e a importância de iniciativas voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), em 2023 o Estado de Goiás registrou mais de 15 mil novos casos de câncer e 7,6 mil óbitos pela doença. No ano passado foram 8.211 novos casos e 7,3 mil mortes verificadas. Entre as mulheres, o câncer de mama continua sendo o mais recorrente, enquanto entre os homens, o de maior incidência é o câncer de próstata.

O Governo de Goiás, entre 2018 e 2024, realizou mais de 31 mil cirurgias oncológicas e mais de 1,2 milhão de consultas, exames e tratamentos ligados aos diversos tipos de tumores. Com o lançamento do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), previsto para o primeiro semestre deste ano, o governo do Estado deve ampliar sua capacidade de atendimento e se tornar referência nacional no combate ao câncer infantil.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam o impacto da doença em todo o mundo. Em 2022, foram 20 milhões de novos casos da doença em todo o planeta, e, no mesmo período, foram registrados 9,7 milhões de óbitos devido aos diversos tipos de tumores. No Brasil, os números são igualmente alarmantes. Entre 2023 e 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta cerca de 704 mil novos casos da doença anualmente.

Jornal Opção